Novidades!!!

Sigam o maracatu no twitter twitter.com/azdeouro1936

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sessão solene homenageia maracatus cearenses

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (01/09) à tarde, sessão solene em homenagem ao maracatu do Ceará. O evento foi aberto pelo deputado Artur Bruno (PT), que destacou a importância do maracatu para cultura cearense e ressaltou que a homenagem é um reconhecimento aos três mais antigos de Fortaleza, “que têm uma longa história no carnaval e na memória do povo do Ceará”.
Bruno disse que propôs a sessão em homenagem ao Rei de Paus, fundado em 1960, pelos irmãos Antônio, Bernardino e Geraldo Barbosa, que está completando 50 anos. A comemoração foi estendida também aos maracatus Az de Ouro e Vozes da África, que comemoram 75 e 30 anos, respectivamente.

O parlamentar falou da história do maracatu, iniciada com a chegada dos africanos a Portugal e ao Brasil, numa mistura de antigas tradições com a religião católica. Ele destacou características do maracatu cearense, inspirado na coroação dos reis negros. Atualmente, há 12 grupos em Fortaleza, que reúnem cerca de 3.500 brincantes.

Durante a sessão, foram homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços ao maracatu do Ceará. Houve também uma apresentação do Maracatu Rei de Paus.
Foram agraciados com placas comemorativas os fundadores do Maracatu Reis de Paus, José Bernardino Barbosa e Geraldo Barbosa da Silva (ambos in memoriam), e Antônio Barbosa da Silva; o brincante Francisco Ferreira da Silva (Babi); o jornalista Paulo Tadeu, estudioso desta manifestação cultural; e o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas do Ceará, Aluísio Severino da Silva; e dos maracatus Vozes da África, Francisco Aderaldo e Az de Ouro, Marcos Gomes.

Francisco Aderaldo agradeceu a homenagem e ressaltou que o maracatu é uma cultura muito rica e precisa ser mais valorizado e conhecido pela população. “O maracatu cearense é diferente do de outros estados e chama atenção por mostrar a diversidade e misturas das raças e ter um ritmo mais lento”, afirmou Aderaldo. “Nós fazemos o Carnaval de Fortaleza e precisamos de mais apoio para que essa cultura do povo cearense não morra”, acrescentou o diretor do Vozes da África, Jair Varela.

Também participaram da sessão solene o vereador Iraguassu Teixeira (PDT) e lideranças e brincantes do maracatu.

CV/AM


Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=15930

Nenhum comentário:

Postar um comentário