Novidades!!!

Sigam o maracatu no twitter twitter.com/azdeouro1936

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Maracatu Az de Ouro recebe homenagem na Camara Legislativa de Fortaleza

O maracatu az de ouro esta recebendo neste momento uma homenagem na Camara Legislativa de Fortaleza, este ano além de homenagens e muitas apresentações realizou o aniversario de 74 anos no Kukukaia, participou do carnaval Oficial de Fortaleza, ficando em terceiro lugar. Participou do Festival da UFC de Arte e Cultura, aprovou projetos na Secult e Secultfor.
Caminhamos em direção do seu septuagésimo quinto aniversario em 2011.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Maracatu Az de Ouro em total atividade.

O Maracatu Az de Ouro esta bombando em Fortaleza. Depois do aniversário de 74 anos no Kukukaia, ja participou do III Festival UFC de Cultura e Arte-abrindo a programação de cultura popular, participou do lançamento do Terreiro da tradição-almanaque produzido pelo SESC -CE, do qual o maracatu também faz parte.

III Festival UFC de Cultura e Arte-abrindo a programação de cultura popular


Lançamento do Terreiro da tradição-almanaque produzido pelo SESC -CE

 
 
 

Saiba mais:

http://www.festivalufcdecultura.ufc.br/

http://www.sesc-ce.com.br/

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Gravação para TV BRASIL

Aconteceu domingo dia 10.10 na sede do maracatu Az de Ouro, a gravação do programa ONCOTO para TV Brasil com sede no RJ. O contato foi feito por Ana Jones diretora do Instituto Raizes da Tradição.
O objetivo era registrar a cultura cearense através de suas manifestações culturais.
O programa sera apresentado em março de 2011. Fazendo parte de ações comemorativas dos 75 anos no Maracatu Az de Ouro.
Imagens do making off:






Participação no Fórum do Carnaval de Fortaleza !!!







 A Prefeitura de Fortaleza vem reunindo um grupo representativo do carnaval de Fortaleza, formado pelas direções das agremiações carnavalesca oficiais do carnaval de rua.
 O proposito é a organização do edital carnaval 2011, que , segundo a prefeitura pagará as agremiações no mes de dezembro- fato inédito na história do carnaval de Fortaleza.
 O maracatu az de ouro esta sempre presente nestes momentos de pensar e discutir políticas públicas destinadas a cultura. As reuniões vem acontecendo na sala da presidencia da Secultfor, tendo Elaine Brito (coordenadora de cultura popular da secultfor) presidindo as atividades.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

GRANDE FESTA NO KUKUKAIA no dia 02.10.2010!












No sábado, dia 02.10.2010, o maracatu Az de Ouro realizou seu aniversario de 74 anos no espaço cultural KUKUKAIA (av. Pontes Vieira 55 A- Dionísio Torres). Na ocasião foram entregues 10 comendas Mestre Juca do balaio de responsabilidade cultural. Tivemos a presença da Dra. Wania Dummar do Instituto de Responsabilidade Social da FIEC, de Miguel Angelo de Azevedo- Diretor do MIS- CE, de Roberto Galvão presidente do Instituto Olhar Aprendiz, Artur Bruno e Chico Lopes Dep. Federais, da Coordenadora de Ação Cultural e Sistemas Culturais da Secult Rejane Reinald, do presidente do Teatro da Boca Rica- Vinicius Pompilho, da Diretora do Museu do Ceará- Cristina Hlanda, além de presidentes de agremiações carnavalescas, brincantes e amigos do maracatu. As presenças de Pingo de Fortaleza, Wilton Matos e o grupo de percussão Ibadã alegram a festa que terminou com o auto de coroação da rainha do Az de Ouro, e foi servida uma feijoada preparada com muito carinho pela equipe KUKUKAIA. Este evento foi uma realização da Associação Cultural Maracatu Az de Ouro organizado e produzido por Ideais Produções.

Recebemos e foram exibidos vídeos de entidades parceiras do maracatu como o Instituto Africa Viva

Nossos parcerios foram:
O ESPAÇO CULTURAL KUKUKAIA, CASA DE TAIPA, A TECNOGRAF, A LOC SERVICE, A ASSESSORIA DO DEPUTADO CHICO LOPES E A ASSESSORIA DE LUIZA LINS, ASSOCIAÇÃO CULTURAL SOLIDARIEDADE E ARTE-SOLAR, E MARANHÃO MODA MASCULINA que vestiu o presidente do maracatu Az de Ouro, Marcos Gomes. 



http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/10/04/noticiafortalezajornal,2048986/maracatu-az-de-ouro-comemora-74-anos.shtml

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

74 anos do Maracatu Az de Ouro

No espaço cultural KUKUKAIA (av. Pontes Vieira 55 A- Dionísio Torres), a partir das 12h, do dia 02 de outubro de 2010, o Maracatu Az de Ouro irá comemorar entre amigos e brincantes seus 74 anos de existência. Esta entidade que representa a cultura popular cearense é a mais antiga em atividade em nosso Estado.


No ano de 2010, dando continuidade as suas ações que misturam diversão, cultura e a responsabilidade social, aproveita este momento de suas comemorações para homenagear a cultura cearense através de seus representantes. Em 2006, nas comemorações dos 70 anos do maracatu, foi criada a comenda Mestre Jucá do Balaio, com o objetivo de ressaltar figuras que se destacam no cenário cultural, este ano faremos á entrega há 10 homenageados. Entre eles estarão: Wânia Dummar e Fátima Mesquita

O cardápio especial será uma feijoada tipicamente cearense, a melhor da cidade preparada com carinho pela equipe do KUKUKAIA para esta data.

Teremos também a participação especial: Pingo de Fortaleza, Grupo percussivo - Ibadã, Tambores de Crioula.
O evento será para fechado para convidados. Para maiores informações com Ideais Produções ideaisproducoes@gmail.com (99561625/88155046/99588298)

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sessão solene homenageia maracatus cearenses

A Assembleia Legislativa realizou, nesta quarta-feira (01/09) à tarde, sessão solene em homenagem ao maracatu do Ceará. O evento foi aberto pelo deputado Artur Bruno (PT), que destacou a importância do maracatu para cultura cearense e ressaltou que a homenagem é um reconhecimento aos três mais antigos de Fortaleza, “que têm uma longa história no carnaval e na memória do povo do Ceará”.
Bruno disse que propôs a sessão em homenagem ao Rei de Paus, fundado em 1960, pelos irmãos Antônio, Bernardino e Geraldo Barbosa, que está completando 50 anos. A comemoração foi estendida também aos maracatus Az de Ouro e Vozes da África, que comemoram 75 e 30 anos, respectivamente.

O parlamentar falou da história do maracatu, iniciada com a chegada dos africanos a Portugal e ao Brasil, numa mistura de antigas tradições com a religião católica. Ele destacou características do maracatu cearense, inspirado na coroação dos reis negros. Atualmente, há 12 grupos em Fortaleza, que reúnem cerca de 3.500 brincantes.

Durante a sessão, foram homenageadas personalidades que prestaram relevantes serviços ao maracatu do Ceará. Houve também uma apresentação do Maracatu Rei de Paus.
Foram agraciados com placas comemorativas os fundadores do Maracatu Reis de Paus, José Bernardino Barbosa e Geraldo Barbosa da Silva (ambos in memoriam), e Antônio Barbosa da Silva; o brincante Francisco Ferreira da Silva (Babi); o jornalista Paulo Tadeu, estudioso desta manifestação cultural; e o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas do Ceará, Aluísio Severino da Silva; e dos maracatus Vozes da África, Francisco Aderaldo e Az de Ouro, Marcos Gomes.

Francisco Aderaldo agradeceu a homenagem e ressaltou que o maracatu é uma cultura muito rica e precisa ser mais valorizado e conhecido pela população. “O maracatu cearense é diferente do de outros estados e chama atenção por mostrar a diversidade e misturas das raças e ter um ritmo mais lento”, afirmou Aderaldo. “Nós fazemos o Carnaval de Fortaleza e precisamos de mais apoio para que essa cultura do povo cearense não morra”, acrescentou o diretor do Vozes da África, Jair Varela.

Também participaram da sessão solene o vereador Iraguassu Teixeira (PDT) e lideranças e brincantes do maracatu.

CV/AM


Fonte: http://www.al.ce.gov.br/noticias/noticia_completa.php?codigo=15930

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ponto de encontro



Um momento muito importante para a história do maracatu Az de Ouro, hoje na sede da entidade encontram-se em reunião Mário Thé, Myreika Falcão, Margarete Rodrigues, Paulo Maranhão, Andrea Vasconcelos Maranhão, Marcos Gomes, Antonio Filho, Luci Magalhães. O ponto norteador da reunião é a comemoração dos 75 anos do maracatu em 2011,priorizando ações educativas nas áreas de dança, ritmos, mémoria, leitura e literatura, acervo, elaboração de projetos e gestão. O inicio de muitas parcerias e principalmente de muitas idéias. Culminando na discussão do projeto do ponto de cultura do maracatu.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Resultado do Carnaval de Fortaleza

O Ginásio Paulo Sarasate estava animado na tarde de ontem por causa do resultado do campeão do Carnaval de 2010 de Fortaleza. Além dos representantes, algumas escolas levaram grupo de torcedores que incentivavam e cantavam as músicas tocadas nos desfiles, que ocorreram na avenida Domingos Olímpio entre domingo e terça-feira de Carnaval.

O Carnaval de Fortaleza possui cinco categorias. A apuração de cada uma começou às 15 horas pela ordem: Cordões, Afoxé, Blocos, Maracatu e Escolas de Samba. Em cada categoria dois jurados avaliavam os vários quesitos com notas de zero a 10. A menor nota é sempre descartada.

Nos cordões, apenas três escolas concorreram. A vitória ficou com As Bruxas, com 47 pontos, quatro a mais que a Vampiros da Princesa. Maurício Ribeiro, presidente da escola destaca a importância da conquista. ``Sem dúvida é uma vitória importantíssima pelo pouco dinheiro que tivemos para sair na rua. Fizemos um sacrifício grande, mas deu certo``, conta. Em seguida, a escola Oxum Odolá venceu o duelo com a Filhos de Oyá e foi campeã na categoria Afoxés.

A apuração dos blocos foi emocionante. Nota a nota, três escolas brigaram pelo título da categoria. No fim, a vitória ficou com a Afoxé Acabaca, com 53 pontos, à frente da Prova de Fogo e da Unidos da Vila, que empataram com 49 pontos.

Maracatu
O resultado dos maracatus era o mais esperado. Dessa apuração saía os maiores gritos a cada nota divulgada. A vitória ficou com a Rei de Paus, mais uma vez. É o sexto ano seguido que a escola vence o Carnaval de Fortaleza. Mas, pela comemoração das pessoas na arquibancada do ginásio, parecia o primeiro. Francisco José Barbosa, presidente da escola, dedica a vitória ao pai, seu Geraldo Barbosa. ``Ele já deixou 10 carnavais prontos. Nós só fazemos organizar e sair na avenida. Sem ele, nada disso existiria``, diz o presidente da escola.

Na categoria Escolas de Samba, o título ficou com a Unidos do Pajeú, que conseguiu 68 pontos, deixando triste a animada torcida do Unidos do Acaracuzinho, que ficou com o vice-campeonato, com 66 pontos. O terceiro lugar acabou com a Mocidade Independente da Bela Vista, que alcançou 61 pontos nos sete quesitos.

E-MAIS

> As escolas vencedoras receberão como premiação uma quantia em dinheiro, além de troféus. De acordo com Edílson Barros, diretor de eventos da Associação das Entidades Carnavalescas do Ceará, o prêmio em dinheiro varia de R$ 4 mil a R$ 1mil. A entrega dos troféus ainda não tem data definida.

> A disputa na categoria Cordões foi entre três escolas. No Afoxé ocorreu entre duas escolas. Já entre os Blocos, a disputa ficou entre nove escolas. O desfile dos Maracatus foi o mais concorrido, com 13 escolas. Nas Escolas de Samba, foram sete agremiações.

> Ao fim da disputa entre os Maracatus, o presidente da Rei de Paus foi carregado nos braços pela torcida.

RESULTADO CARNAVAL
Resultado do Carnaval 2010 de Fortaleza por categoria:

Cordões:
1º As Bruxas - 47 pts
2º Vampiros da Princesa - 43 pts
3º Princesa no Frevo - 41 pts

Afoxés*:
1º Oxum Odolá - 57 pts
2º Filhos de Oyá - 55 pts

Blocos:
1º Afoxé Acabaca - 53 pts
2º Prova de Fogo - 49 pts**
3º Unidos da Vila - 49 pts**

Maracatus:
1º Rei de Paus - 59 pts
2º Nação Fortaleza - 56 pts
3º Az de Ouros - 54 pts

Escolas de Samba:
1º Unidos do Pajeú - 68 pts
2º Unidos do Acaracuzinho - 66 pts
3º Mocidade Independente da Bela Vista - 61 pts


*Jornal opovo http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/954938.html

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ensaios Abertos ao público


Vamos participar dos ensaios do Maracatu Az de Ouro todas as terças e quintas, a partir das 18h na sede do Az de Ouro - Rua Edith Braga 365 Jardim América
Venha conhecer e participar!!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Esta é a sede do Maracatu Az de Ouro, e do Memorial Mestre Juca do Balaio




O Maracatu Az de Ouro foi contemplado com o edital de abertura de acervo, para organizar o Memorial do Mestre Juca do Balaio.
O edital de Abertura de Acervos Privados para Uso Público foi criado para estimular projetos de incentivo à abertura de acervos particulares de interesse cultural, que tenham relevância para a comunidade, tais como acervos bibliográficos, discográficos, fotográficos e de obras de arte, para consulta pública gratuita e regular.